Federação das Associações dos Estudantes Universitários de Cabo Verde

ACAD-Uni-CV reúne Estudantes Universitários de Cabo Verde

O Iº Congresso de Estudantes Universitários de Cabo Verde sob o lema “A identidade dos Universitários Cabo-verdianos: participação na vida académica e os desafios da nova era”, reuniu os estudantes de todas as universidades de Cabo Verde, nos dias 8 e 9 de dezembro, no auditório da Caixa Económica, Chã D´ Areia e no auditório da Reitoria, (Plateau), na cidade da Praia.

A Sessão Solene de Abertura, que decorreu no dia 8, contou com a presença do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Doutor António Correia e Silva, do Vice-Reitor para as Relações Internacionais e Cooperação, Professor Doutor António Lobo de Pina, do Administrador da Caixa Económica de Cabo Verde, Eng.º Nuías Silva e do Presidente da ACAD Uni-CV, Sr. Adilson Neto.

A cerimónia de abertura foi realizada pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação e foi marcada por um protocolo de cooperação de financiamento, envolvendo parceiros como a Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar (Ficase), o CV Garante, o Banco Angolano de Investimento, o Novo Banco e o Governo.

 

 “Caros estudantes, cabe a vós serem os protagonistas do vosso futuro! As condições estão criadas para o desenvolvimento do Ensino Superior em Cabo Verde”, afirmou o Vice-Reitor, durante a sua intervenção. Ainda, acrescentou, o futuro é vosso e será aquele que vocês construírem.

O presidente da ACAD-Uni-CV, Adilson Neto, disse que neste congresso estão legitimamente representados os estudantes de todas as universidades do país. Apontou ainda que o objetivo primordial é unir os universitários do país, através da associação dos estudantes de forma a fazer jus ao lema “A união faz a força”.

 O dia 9 foi dedicado à apresentação de comunicações e à criação da Federação das Associações dos Estudantes Universitários, um órgão que servirá de ligação entre o Governo, as associações, as empresas e as reitorias.

Durante os dois dias foram debatidos temas ligados ao Ensino Superior a saber: a política da gestão do Ensino Superior em Cabo Verde com enfoque no Estudante; o associativismo como espaço de participação: perfil dos estudantes universitários e a estratégia de ampliação da participação universitária.